sábado, 14 de julho de 2012
A velha historia do esteriótipo.
"Mostre ao povo somente uma coisa repetidamente e será o que eles se tornarão."
"Todas as minhas histórias fazem -me quem eu sou.Mas investir somente em histórias negativas é superficializar minha existência e negligenciar as muitas historias que formaram- me . Uma única historia quando contada cria estereótipos.E o problema em estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles são incompletos.Eles fazem uma história se tornar uma única historia "
(chimamanda adichie)
Essas duas sentenças ditas por uma mulher nigeriana me fizeram sentir vergonha. Porque você deve estar se perguntando.
A resposta é simples: Eu me considero uma pessoa razoavelmente bem educada e culturalmente instruída e deixo – me levar inúmeras vezes durante meus dias sobre um conceito que eu tanto tento retirar do meu ciclo social. O Estereótipo.
Quantas vezes na sua rotina você esconde seu celular quando alguém que não esteja bem vestido se aproxima de você ou entra num transporte. Mas acha normal ir a uma convenção política com seres bem apessoados que constantemente são acusados de roubo aos cofres públicos. Quantas vezes você falou eu nunca iria a África ou eu vou a África pra combater a AIDS e a fome, já parou pra pensar que esse continente tem muito mais que isso.
Quando você diz que não há necessidade de um casamento gay alegando que é ilógico. Há alguns anos e em alguns países era ilógico casamento interraciais.Entre outros milhares de exemplos.
Antes de julgar alguém procure ouvir todas as historias a respeito dela, do seu povo, da sua realidade. Fica mais fácil assim que você mesmo seja respeitado afinal alguém nesse momento pode estar te julgando pelo seu estereótipo.
Thamires Travascio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário